Qui28082014

Entrar emCONTATO

Back Tech Ciência Avião conceitual com emissão zero deve levantar voo em 2035

Avião conceitual com emissão zero deve levantar voo em 2035

Voltair (Foto: Divulgação/TechTudo)Veículos conceitos são normalmente carros futuristas no estilo Jetsons que flutuam e tem design bem futurista. Mas dessa vez a European Aeronautic Defence and Space Company criou o VoltAir, um avião conceito movido a energia elétrica.

As empresas de aviação têm um gravíssimo problema: o preço do combustível do avião é totalmente atrelado às variações do petróleo. Logo, quando o petróleo sobe demais as empresas têm um grande prejuízo e podem até falir.

O VoltAir resolveria o problema da dependência do combustível e seria alimentado por baterias. Como energia elétrica pode vir de várias fontes, as empresas precisariam se preocupar menos com as variações do mercado de petróleo. Além disso, teria emissão zero de poluentes, além de ser bem silencioso ao contrário dos aviões atuais que têm um barulho ensurdecedor.

O desafio para os carros elétricos e para o VoltAir é o desenvolvimento de baterias que possam guardar uma grande quantidade de energia. Sabemos que precisamos carregar quase que diariamente os smartphones com Android ou iPhones, imagine a complexidade de um avião que necessitaria de muitas escalas pela baixa autonomia. Outro ponto fraco é a velocidade do avião que seria baixa comparada com os modelos comerciais contemporâneos.

A European Aeronautic Defence and Space Company espera lançar o VoltAir no ano de 2035. Até lá esperamos que os problemas com as baterias esteja resolvidos para que possamos ter um avião que polui menos o ambiente.

Não há previsão do uso desse tipo de tecnologia em avião comercial.

(Com informações do R7)

Avião conceitual com emissão zero deve levantar voo em 2035