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Prevenção contra gripes e resfriados

Conheça os nutrientes que ajudam na prevenção de gripe e resfriadosO período do inverno é muito comum que o organismo fique mais suscetível a gripes e resfriados, o que pode ser ainda mais frequentes se o organismo não estiver apto a se defender dos vírus. Para isso, prevenção é essencial. A vitamina C é, provavelmente, a ‘arma’ mais comum contra esses males, no entanto, não é a única. Outros nutrientes também são aliados na hora de fortalecer a imunidade do corpo e, juntos, podem te ajudar a evitar dias ‘de molho’ no sofá.

A vitamina C é a que tem maior poder de proteção, agora outros nutrientes, quando juntos dela, potencializam ainda mais isso, explicam os nutricionistas. Entre os principais aliados da vitamina C estão a vitamina A, o zinco e a antocianina.

O ideal é que os alimentos sejam consumidos in natura, o que não impede de usá-los em forma de suco que devem sempre ser preparados na hora ou cozidos no vapor também. Qualquer um dos nutrientes ajuda na prevenção, não na cura ou alívio dos sintomas.

A maioria dos casos de gripe se apresenta de forma leve e se resolve sozinha. Dizer que a vitamina C cura ou ameniza a enfermidade não tem sustentação científica. Em casos da gripe já instalada, os alimentos quentes são uma opção para alívio dos incômodos.

O tempo médio de duração de uma gripe é de cinco dias. Se os sintomas da doença persistirem, é importante que se procure atendimento médico.

Antocianina:
São importantes antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. É encontrada em alimentos de cor vermelho arroxeado como açaí, cereja, amora, framboesa, uvas, mirtilo, figo, jabuticaba, berinjela e beterraba;

Vitamina A:
Além de ajudar a prevenir gripes e resfriados, a vitamina A é excelente para a saúde da visão. Podemos encontrar essa vitamina nos alimentos que apresentam cores alaranjadas, tais como: abóbora, brócolis, cenoura, mamão, manga e no fígado de boi;

Zinco:
Fundamental na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos. Oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, carne bovina e de frango, feijão, além de cereais integrais são as principais fontes desse nutriente.

 

 


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