Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Ter18062019

Entrar emCONTATO

Back Saúde Notícias Nova Campanha do Ministério da Saúde para gestantes

Nova Campanha do Ministério da Saúde para gestantes

Grávidas são alertadas sobre testes de HIV e sífilis durante gestaçãoO Ministério da Saúde iniciou uma nova campanha em que chama a atenção de gestantes sobre a importância de realizar exames que detectam HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Com o objetivo de garantir tratamento para as futuras mães, o diagnóstico precoce evita que elas infectem o bebê.

Com o tema ‘Estes sorrisos são o resultado de um pré-natal completo’, a campanha orienta os pais a exigirem os exames durante o pré-natal. Segundo a secretaria, quanto antes as doenças forem detectadas durante a gestação, maiores as chances de evitá-las nos bebês.

O principal desafio para tratar a doença, sexualmente transmissível, é cuidar do parceiro para evitar que a grávida seja infectada novamente. Ou seja, não adianta apenas a mulher se tratar. Um dos fatores que explica a alta nas estatísticas é justamente a recusa dos homens em se cuidarem. Muitos não aceitam parar de usar bebidas alcoólicas para tomar antibióticos.

O Ministério da Saúde lembra ainda que o tratamento deve começar na gestação. No caso do HIV, por exemplo, a mulher inicia o uso de antirretrovirais e é acompanhada. Além disso, diversos mecanismos são feitos na hora do parto para evitar a transmissão da doença ao bebê.

Nova Campanha do Ministério da Saúde para gestantes