Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Ter18062019

Entrar emCONTATO

Back Saúde Dietas / Regimes Chocolate: consumo moderado ajuda a perder peso

Chocolate: consumo moderado ajuda a perder peso

Apesar de o chocolate ser um alimento em geral bastante calórico, ele contém ingredientes que favorecem a perda de pesoResultados de um estudo recente indicam que o consumo moderado, mas regular de chocolate pode contribuir para o emagrecimento. Segundo o estudo, apesar de o chocolate ser um alimento em geral bastante calórico, ele contém ingredientes que favorecem a perda de peso, em vez do acúmulo de gordura. Por isso, o alimento pode ajudar na redução do IMC.

O elo foi encontrado mesmo levando-se em conta outros fatores, como a quantidade de exercício físico praticada pelos indivíduos estudados. Mas há uma ressalva: como o chocolate contém calorias, há preocupações quanto a sua ingestão, prossegue o estudo.

Aparentemente, o mais importante é a frequência com que o chocolate é consumido, e não a sua quantidade. Sendo assim, aponta a pesquisa, a hipótese é de que os benefícios do consumo moderado e frequente pode ajudar na redução da deposição de gordura, potencialmente contrabalanceando as calorias adicionadas.

Os resultados sugerem que a composição das calorias, e não apenas o número delas, importa para determinar seu impacto final no peso [do indivíduo]. De acordo com os pesquisadores, há apenas uma chance em cem de que as descobertas apontadas no estudo sejam causadas pelo acaso.

O doce, em especial do tipo meio amargo, contém antioxidantes que podem ajudar a limpar radicais livres, químicos instáveis que podem danificar as células do corpo humano. A partir de estudos feitos com roedores, que esses compostos antioxidantes também podem melhorar a massa muscular e reduzir o peso.

Mas antes que você agarre sua barra de chocolate, lembre-se de que ainda há perguntas a serem respondidas. E, na ausência de evidências conclusivas, os especialistas sugerem cautela. Ainda que não haja mal em comer chocolate de vez em quando, o consumo excessivo traz problemas já que o alimento costuma ser rico em gorduras e açúcar.

Chocolate: consumo moderado ajuda a perder peso