Qui28082014

Entrar emCONTATO

Back Saúde Bem-Estar Saiba como amenizar náuseas e enjoos

Saiba como amenizar náuseas e enjoos

Ninguém gosta de se sentir enjoado, principalmente durante uma viagem no feriado ou fim de semanaQuando as náuseas aparecem, surgem também as receitas milagrosas e conselhos para amenizar os sintomas. Mas algumas medidas nem sempre são a melhor opção, em alguns casos, podem até mesmo agravar os sintomas.

Sal de frutas pode combater a sensação de enjoo? Não, já que a efervescência da bebida pode causar mais vômitos. A ingestão de sal de frutas não é recomendada, pois a efervescência da bebida pode causar uma tensão muito forte no estômago, deixando-o irritado e piorando os sintomas de vômitos.

Tomar café forte pode amenizar os efeitos do enjoo? Não, o café causa refluxos que favorecem o vômito. A cafeína contida no café pode irritar a mucosa gástrica do sistema digestivo, relaxando o esôfago e favorecendo refluxos. O refluxo por sua vez pode provocar mais vômitos.

Beber refrigerante alivia a sensação de enjoo e náusea? Não, o gás da bebida só vai piorar os enjoos. O conteúdo gasoso do refrigerante ajuda a promover uma distensão gástrica, causando mais desconforto. Além disso, refrigerantes do tipo 'cola' contém cafeína, que pode irritar a mucosa e agravar ainda mais o quadro. Algumas pessoas podem se sentir mais aliviadas quando tomam o refrigerante por que ele deixa o pH do estômago mais ácido, causando um alívio, mas que não é definitivo e podem fazer os enjoos voltarem.

Medicamentos para enjoos podem ser ingeridos por qualquer pessoa? Sim, existem medicamentos para todas as faixas etárias. As medicações contra vômitos, denominados antieméticos, podem ser utilizados por qualquer pessoa. Para as crianças há medicamentos específicos para a faixa etária, que podem ser na forma de gotas, solução oral, comprimidos ou até injetável. Durante a gestação poderão ser utilizados vários medicamentos com muita segurança. Entretanto, por conta da situação gestacional, a eficácia dessas medicações fica comprometida, não conseguindo eliminar completamente o enjoo. Porém, em qualquer caso, o ideal é sempre procurar orientação médica antes de tomar alguma medicação.

Ingerir mais álcool pode curar o enjoo causado pela bebedeira? Não, isso irá agravar o problema. Se o enjoo foi causado por bebidas alcoólicas, o melhor a fazer é suspender a ingestão de álcool imediatamente. Aumentar a quantidade de álcool no sangue provocará vômitos repetidos, que podem ser acompanhados de sangue no material eliminado. Isso sem falar no risco de problemas mais graves, como o quadro de coma alcóolico provocado pelo abuso do álcool.

Alimentos gordurosos ou com cheiros intensos devem ser evitados? Sim, pois podem estimular o vômito. Os alimentos gordurosos têm um tempo de permanência maior dentro do estômago, ou seja, o seu processo de digestão é mais demorado. Pessoas que tenham sobrecarregado o fígado por ingerir álcool demais ou que estejam com o estômago irritado devem evitar a ingestão de gorduras, pois o processo demorado de digestão pode desencadear ou agravar os vômitos. Algumas pessoas têm uma sensibilidade maior quando expostas a determinados tipos de odor, que lhes provocam náuseas. Nesse caso, elas devem evitar a exposição a tais estímulos.

Se a pessoa estiver vomitando, o ideal é: Que ela não coma nada até a náusea passar. O jejum é a conduta inicial para aqueles que estão vomitando até que os sintomas sejam atenuados. Isso por que a ingestão de qualquer alimento nesse período pode irritar ainda mais a mucosa gástrica, causando mais vômitos.

Depois que o período de vômitos passa, a pessoa deve: Comer de forma fracionada e em pequenas quantidades. Após o período de vômitos, a orientação é iniciar a ingestão de líquidos e alimentos de fácil digestão, e em pequenas porções. O consumo de alimentos em grande quantidade ou que tenham digestão difícil, como os gordurosos, podem causar irritações ou refluxos e piorar o quadro.

Tomar bastante água ajuda a aliviar os sintomas? Não, pois ingerir muito líquido pode estimular o vômito. Uma pessoa muito nauseada ou com vômitos não deve ingerir um volume grande de líquidos de uma só vez, já que isso pode estimular a persistência dos vômitos. A orientação médica para os que estão vomitando é ficar sem se alimentar até que o medicamento faça efeito ou a sensação de vômito acabe, e só então iniciar a ingestão de líquidos em pequenas quantidades e em curtos intervalos de tempo. Se o caso for mais grave, deve ser feita uma reposição de líquidos por via venosa, mantendo o indivíduo sem ingerir nada.

Qual é a melhor posição durante o período de enjoo? Sentado ou deitado com um encosto para a cabeça. Caso a pessoa esteja muito enjoada e com náuseas, é normal sentir uma 'moleza' e tontura, sendo o repouso, portanto essencial para a recuperação do quadro. Pessoas nauseadas podem piorar ao realizar atividades que demandem concentração, como leitura ou assistir a TV. Mas tudo vai depender de como a pessoa está se sentindo, se concentrar-se na leitura ou na televisão não for um problema, a pessoa pode fazer essas atividades normalmente.

Quais são os melhores chás para amenizar as náuseas? Aqueles que querem beber algo com mais sabor, até por conta do gosto que o vômito pode deixar na boca, devem investir em água, água de coco e sucos de frutas não ácidas. Todas essas opções hidratam e possuem nutrientes que ajudam na recuperação do indivíduo. Caso opte pelos chás, evite chá preto e mate, que possuem cafeína tanto quanto o café em sua composição. Os melhores chás para quem está enjoado são os de gengibre, erva doce e hortelã, que possuem propriedades capazes de desintoxicar o sistema digestório, aliviando as náuseas. É importante que os chás sejam tomados em temperatura ambiente ou gelados, pois bebidas quentes causam vasodilatações que podem intensificar as náuseas. Embora o chá de boldo seja uma receita muito comum para tratar enjoos, ele ajuda apenas o nosso estômago a digerir melhor os alimentos e não tem qualquer ação contra enjoos ou vômitos. Esse chá ajudará caso você esteja sofrendo de azia, por exemplo, mas não contra náuseas.

Saiba como amenizar náuseas e enjoos