Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Sex18012019

Entrar emCONTATO

Back Região Política Eleição indireta de prefeito de Campinas será transmitida

Eleição indireta de prefeito de Campinas será transmitida

Eleição CampinasOs vereadores de Campinas vão eleger indiretamente amanhã, terça-feira, 10 de abril, à partir das 10h, um novo prefeito. O legislativo da cidade montou um esquema especial de segurança para transmitir o pleito ao público.

Os 33 vereadores escolherão o chefe do Executivo para o restante do mandato, que teve início em 2009. As eleições suplementares indiretas foram marcadas após o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) ter o mandato cassado em agosto do ano passado e o vice, Demétrio Vilagra (PT), sofrer impeachment quatro meses após assumir a vaga.

Ambos são acusados por vereadores de envolvimento em suposto esquema de corrupção e desvio de verbas. Eles negam que tenham cometido irregularidades e recorreram à Justiça para tentar obter o cargo de volta.

O prefeito interino de Campinas, Pedro Serafim (PDT), inscrito no pleito, sofreu três pedidos de impugnação, porém teve a candidatura aprovada. Além de Serafim, as outras duas chapas concorrentes são encabeçadas pelos também vereadores Antônio Francisco dos Santos, conhecido como Politizador (PMN), e Arly de Lara Romêo (PSB).

A eleição indireta não substitui a de outubro, em que todos os eleitores da cidade votarão no prefeito que governará o município no período de 2013 à 2016. Segundo a Câmara Municipal, esta é primeira vez que um prefeito é eleito indiretamente.

SESSÃO

A Câmara preparou um esquema especial de segurança para as eleições. Grupos de Guardas Municipais realizarão patrulhamento interno e externo, com auxílio de Policiais Militares. A entrada no Plenário será controlada com a distribuição de senhas e será proibida a entrada de pessoas portando faixas, cartazes, apitos e qualquer material do mesmo estilo.

Também não será permitida a entrada de pessoas com alimentos, copos ou garrafas de água ou outro tipo de bebida. Todas as bolsas serão revistas e haverá detector de metais nas entradas. Deficientes, idosos e grávidas receberão atendimento preferencial.

Com um número limitado de vagas no plenário - aproximadamente 200-, a presidência da Câmara decidiu instalar um telão na entrada principal, na avenida Engenheiro Roberto Mange. Um painel de alta definição será instalado e vai permitir às pessoas enxergarem o acontecimento mesmo durante o dia. A avenida será fechada parcialmente ao trânsito.

A sessão será transmitida pela TV Câmara e o sinal ficará disponível para as emissoras comerciais. O mesmo sinal será aberto para as emissoras de rádio e para os sites e portais de internet.


Eleição indireta de prefeito de Campinas será transmitida