Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Seg10122018

Entrar emCONTATO

Back Região Notícias Horário de Verão 2017/ 2018 chega ao fim em várias regiões do Brasil; veja mais informações

Horário de Verão 2017/ 2018 chega ao fim em várias regiões do Brasil; veja mais informações

final-horario-verao-2017

 

Após quatro meses, chega ao final neste sábado (17-fev) o horário de verão. Os moradores dos 10 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal deverão à meia-noite de sábado, atrasar os relógios em uma hora (voltando às 23h00).

O que é o horário de verão? O horário brasileiro de verão é a alteração da hora oficial em algumas regiões do país, por um período determinado, em uma hora.

Depois de 126 dias, o governo chegou a cogitar extinguir o horário de verão, mas, como não teve tempo hábil, adiou a decisão para este ano após estudos (ainda prévios) do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostram que a economia de energia tem “resultados próximos da neutralidade” para o setor elétrico.

Período menor em 2018

Assim, no fim deste ano de 2018, o horário de verão deverá começar apenas em 4 de novembro, um fim de semana após o fim do segundo turno das eleições presidenciais, que está marcado para 28 de outubro.

Nos últimos cinco anos, o valor economizado vem caindo ano a ano. Somente em 2013, o valor foi fora da curva e a economia atingiu R$ 405 milhões. O consumo menor tem ficado na média, entre 2,1 mil megawatts e 2,5 mil megawatts.

A Casa Civil é responsável pelos estudos e vai avaliar, além dos aspectos econômicos, os impactos, por exemplo, do maior aproveitamento da luz solar para a segurança e o turismo. A organização de um plebiscito para consultar a população também está em análise, mas depende dos estudos de custo.

 

 

 

 

 


-

Horário de Verão 2017/ 2018 chega ao fim em várias regiões do Brasil; veja mais informações