Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Qua17092014

Entrar emCONTATO

Back Região Notícias Maior avião Boeing do mundo pousa em Viracopos

Maior avião Boeing do mundo pousa em Viracopos

Maior avião Boeing do mundo pousa em ViracoposO maior avião cargueiro da Boeing, em comprimento, pousou pela primeira vez no Brasil, nesta terça-feira, dia 28 de maio. O pouso-teste aconteceu no Aeroporto Internacional de Viracopos. A aeronave modelo 747-8F pousou por volta das 13h35.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos fez as adaptações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir a segurança operacional de pousos e decolagens e espera obter a homologação até terça-feira, 4 de junho, para poder ter início a operação comercial do gigante 747-8F.

Para que o pouso fosse realizado, foram necessárias adequações na pista, na sinalização, nos equipamentos de navegação aérea, além do aumento da capacidade do reservatório de água de Viracopos para 32,3 mil litros.

A empresa de cargas Atlas Air, que opera em Viracopos com o 747- 400, pretende substituir essa aeronave por aviões da categoria F que, segundo a Boeing, oferece uma redução de 16% nos custos da tonelagem por milha e transporta 16% a mais de volume de carga do que o 747-400.

O Boeing 747-8F tem 76,3 metros de comprimento, sendo considerado o maior do mundo. O modelo possui ainda 19,4 metros de altura e transporta 135 toneladas. Em todo mundo existem 41 aviões semelhantes, sendo 35 cargueiros e outros seis que também transportam passageiros.

Boeing 747-8F pousa em Viracopos


Maior avião Boeing do mundo pousa em Viracopos