Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Seg22122014

Entrar emCONTATO

Back Inicio Notícias de Paulínia Saúde Paulinenses receberão ações para promoção da saúde

Paulinenses receberão ações para promoção da saúde

médicoA Prefeitura Municipal de Paulínia iniciará hoje, 12 de abril, várias ações relacionadas à promoção de saúde da população. O trabalho é uma maneira de incentivar os paulinenses à mudança de hábitos e auto cuidado com a saúde. O programa será estendido em todo mês de abril e as atividades serão realizadas no Paço Municipal, na Câmara de Paulínia, no Parque Zeca Malavazzi e no Salão Paroquial da Igreja Belo Ramo.

De acordo com o prefeito José Pavan Júnior, essa é uma iniciativa que valoriza o cidadão paulinense. “Estas atividades vem de encontro com a minha administração, que é promover um trabalho de prevenção, junto aos nossos funcionários e principalmente a população da nossa cidade. Outros eventos serão organizados para assegurar qualidade de vida aos moradores paulinenses”, ressalta a autoridade.

A Secretaria de Saúde disponibilizará a equipe de enfermagem nesta quinta-feira no Saguão do Paço Municipal. Os profissionais medirão a pressão arterial, frequência cardíaca, peso, altura e índice de massa corporal dos servidores e cidadãos presentes na Prefeitura Municipal, das 11 às 14h30. Se alguma alteração for diagnostiscada, imediatamente o paciente será encaminhado para receber atendimento no sistema de saúde.

No Jardim Monte Alegre, o Salão Paroquial da Igreja Belo Ramo recebe no dia 18, das 9h30 às 11h, a palestra "Alimentação Saudável", com o nutricionista Fábio Destefano Leite do Centro de Ação comunitária.

Já no dia 26, das 8 horas às 11h30, a Câmara Municipal de Paulínia realizará diversas ações promovidas pela equipe da Reabilitação na Comunidade, em razão do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Para o dia 27, às 7h30, os paulinenses podem esperar uma aula de alongamento, seguida de uma caminhada no Parque Zeca Malavazzi, com orientação dos fisioterapeutas da equipe de Reabilitação na Comunidade - RENACOM.

O Departamento de Reabilitação, setor de Reabilitação na Comunidade (RENACOM) atua com o servidor desde 1997 oferecendo ações aos Grupos de Algias Posturais, Práticas Corporais Integrativas, Incentivo à Atividade Física, entre outros.

O evento é uma parceria do Departamento de Reabilitação da Secretaria de Saúde e do Departamento de Treinamento e Capacitação da Secretaria de Recursos Humanos.

Veja abaixo a programação do setor de Reabilitação na Comunidade para o mês de abril:

- 12/04: Saguão da Prefeitura Municipal de Paulínia, das 11 às 14h30, a equipe de Enfermagem da Secretaria de Saúde estará aferindo a pressão arterial, frequência cardíaca, peso, altura e índice de massa corporal dos servidores e munícipes.

- 18/04: Salão Paroquial da Igreja Belo Ramo no Jardim Monte Alegra - das 9h30 às 11 horas - Palestra “Alimentação Saudável”, com o nutricionista Fábio Destefano Leite, do Centro de Ação comunitária de Paulínia.

- 26/04: das 8 às 11h30, na Câmara Municipal de Paulínia. Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial.
8 horas: Recepção e Entrega de materiais
8h15 : Abertura do evento e entrega de certificados do curso para Multiplicadores em Alimentação Saudável do SESI - Projeto de Oficinas Complementares da Reabilitação na Comunidade (RENACOM) -, com a nutricionista do SESI Americana, Fabiana Queiroz.
8h45 : “Prática Corporal da Medicina Tradicional Chinesa: Treinamento Perfumado - Terapeutas Ocupacionais e Instrutoras”, com Eliane L. Figueiredo e Maristela P.M. Montebelo, da equipe do RENACOM.
9h15: “A Visão da Medicina Tradicional Chinesa sobre a Hipertensão Arterial”, com o médico Acupunturista e Assessor da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal de Saúde, Armando Catelli Júnior.
10h15 : Conversas de Coração para Coração – Mariângela M. Cipola - Psicóloga da equipe do RENACOM.
10h30: “Cuidando do coração na Unidade Básica de Saúde”, com a Enfermeira e Assessora Técnica da Enfermagem da Rede Ambulatorial de Saúde, Lúcia Agostinho Ramos.
11 horas: “Caminhando com o coração”, com os Fisioterapeutas da equipe do RENACOM, Neto Capelini e Flavia Martins.

- 27/04: Parque Zeca Malavazzi, às 7h30, Alongamento e Caminhada, com orientação de Neto Capelini e Flávia Martins, Fisioterapeutas do RENACOM.