Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Qui27112014

Entrar emCONTATO

Back Inicio Notícias de Paulínia Economia Pesquisa de preços de combustíveis e gás natural está disponível por celular

Pesquisa de preços de combustíveis e gás natural está disponível por celular

A pesquisa semanal de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente divulgada na página da Agência na internet, também estará disponível por celular a partir de hoje (14/01). No endereço www.anp.gov.br/mpreco o consumidor pode consultar os preços da gasolina, etanol, gás natural veicular (GNV) e gás de botijão (GLP), em qualquer celular com conexão à internet. As pesquisas podem ser por estado, município e oferecem a relação dos postos pesquisados.

A ANP não regula o preço dos combustíveis. No Brasil, os preços dos combustíveis são liberados conforme a Lei nº 9.478/1997. A ANP acompanha o comportamento dos preços praticados pelo mercado com pesquisa semanal e amostral, feita em em 555 localidades no país, de acordo com procedimentos estabelecidos pela Portaria ANP nº 202 de 15 de agosto de 2000.

O objetivo da pesquisa de preços da ANP é informar à sociedade os preços e as margens praticados pelos agentes econômicos, contribuindo, assim, para a transparência das práticas comerciais e para a escolha, pelos consumidores, da melhor opção de preço. O levantamento também fornece à ANP uma base de dados com informações essenciais para detectar indício de infração à ordem econômica, tais como alinhamento de preços e formação de cartel.

Preço do Etanol dispara; em Paulínia compensa por gasolina

O preço do litro do etanol já chega a custar R$ 1,80 em alguns postos de Paulínia e, com isso, muitos proprietários de carro flex estão optando pela gasolina. O aumento do álcool é gradativo, desde o fim do ano passado e atinge várias cidades da região.  Para o consumidor, o álcool só é vantajoso quando o preço não supera 70% do valor da gasolina.

Para fazer esta conta, basta dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro de gasolina, se o resultado for menor que 0,70 vale a pena abastecer com o álcool, caso o resultado seja maior que esse, o motorista deve abastecer com gasolina. Quando o preço está praticamente igual, os motoristas preferem abastecer com gasolina, pois demora mais tempo para abastecerem de novo, já que esse combustível rende mais, como o melhor desempenho do carro.

Com informações da EPTV