Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Seg20102014

Entrar emCONTATO

Back Inicio Notícias de Paulínia Cidade Terceira Idade de Paulínia tem acesso à inclusão digital

Terceira Idade de Paulínia tem acesso à inclusão digital

A Secretaria da Promoção e Desenvolvimento Social (Seprodes) de Paulínia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) está  movimentando a sala de informática no Centro de Convivência da Melhor Idade Tia Lídia com um curso de inclusão digital para as pessoas acima de 60 anos.

São 96 alunos divididos em oito turmas, que frequentam o espaço duas vezes por semana, acompanhados por duas professoras altamente qualificadas e um aluno por micro-computador. A Administração Pública está empenhada em aumentar o acesso dos idosos às novas tecnologias da informação, abrindo novas oportunidades de comunicação, usando o computador como mediador.

As professoras, Isabel Cristina Gavioli e Adriana Gomes de Menezes e a coordenadora do curso, Vanessa Furlan, estão muito otimistas com a desenvoltura do grupo.

Antes de iniciar o curso foi feita uma triagem e aqueles alunos que já possuíam algum conhecimento ou algum curso de informática foram separados formando duas turmas de curso intermediário, e seis turmas de básico, para que o desenvolvimento dos grupos fosse nivelado.

As sextas-feiras os participantes podem agendar um horário para tirar as dúvidas que ficaram durante a semana. O curso tem a duração de um ano.

“Eles têm muita sede de aprendizado; quando eles chegaram se sentiam muito desatualizados e à medida que vão aprendendo se sentem igualados. A parte preferida são as redes sociais, alguns têm parentes distantes e por meio delas conseguem manter contato com os familiares, isso é muito importante para eles”, afirma a coordenadora Vanessa Furlan.

Já para a aluna, Rosa Paulina Luiz, de 64 anos, vê o curso como uma opção positiva. “Nunca tinha tido contato com um computador, para mim foi muito bom, já sei acessar à internet. Meus netos acham muito legal. Para eles e para mim é uma novidade, e podemos compartilhar a experiência” ressalta Rosa muito entusiasmada.

Seu Aldo Lima Guimarães, de 76 anos, um dos alunos mais aplicados do grupo comentou: “Sinto-me realizado, hoje é a 14ª aula, porém o que eu aprendi até agora não aprendi nos dois cursos que fiz anteriormente. As professoras são preparadas para trabalhar com pessoas idosas, que tem um tempo, um metabolismo e a concentração diferenciada de um jovem, elas são especiais. O ambiente é privilegiado e confortável. A Administração acertou buscando parceria com o SENAC”, declarou o senhor Aldo.

A Administração Municipal pretende levar a internet gratuita a todas as residências  paulinenses, haja vista o Projeto de Lei que transitou pela Câmara Municipal recentemente. De acordo com o Ministério das Comunicações atualmente 17,8% dos domicílios brasileiros  têm acesso à web.