Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Qui18092014

Entrar emCONTATO

Back Esportes Olímpicos Jogos Olímpicos de Londres-2012: Brasil tem 168 atletas garantidos

Jogos Olímpicos de Londres-2012: Brasil tem 168 atletas garantidos

Exatos 100 dias separam os melhores atletas do mundo dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, disputado entre 27 de julho e 12 de agostoEnquanto 168 brasileiros vivem a expectativa dos últimos meses de treino para a competição, outras dezenas deles ainda correm contra o relógio para carimbar o passaporte. O objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é que a delegação alcance a marca de 250 representantes, inferior aos 277 de Pequim-2008.

Ainda que atinja a previsão do COB de 250 atletas, a delegação brasileira em Londres não vai superar a de Pequim-2008, que bateu o recorde do país, com 277 representantes (132 mulheres e 145 homens), em 32 modalidades.

Em Atenas-2004, foram 247 atletas. Mas, desta vez, o comitê não está preocupado com quantidade. Os objetivos são alcançar mais finais olímpicas do que em Pequim (41); igualar o número de medalhas (15) e preparar os potenciais atletas para os Jogos Rio-2016.

A lista, no entanto, ainda vai crescer nos próximos três meses. Alguns esportes que costumam somar muitos atletas ainda não estão com a equipe fechada. A natação, que já tem 17 confirmados, ainda deverá ganhar novos nomes no Troféu Maria Lenk, na próxima semana (de 24 a 28 de abril), e na Tentativa Olímpica, em maio (9 a 12). Entre os dias 11 e 13 de maio, a seleção de vôlei feminina, atual campeã olímpica, também buscará a confirmação em Londres no Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano, em São Carlos (SP).

Esta semana, as meninas do polo aquático e do nado sincronizado também estão na briga por vaga em Pré-Olímpicos em Trieste (Itália) e Londres, respectivamente. Entre os dias 20 e 24 de abril, no Pan-Americano, em Medellin, será a vez do tiro com arco. Ao mesmo tempo (de 20 a 22), terá uma seletiva da esgrima, em Santiago, no Chile.

No boxe, os brasileiros ainda têm chance de classificação no Pré-Olímpico das Américas, de 11 a 20 de maio, no Rio de Janeiro. Os atletas de levantamento de peso entram em ação de 11 a 19 de maio, na Guatemala. De 7 a 15 do mesmo mês, vagas estarão em jogo no Mundial de Roma de pentatlo moderno. Outras modalidades como judô, tênis, badminton, vôlei de praia, triatlo, ciclismo e esgrima ainda dependem dos rankings das federações.

Entre os já classificados estão as seleções feminina e masculina de basquete e de futebol, a feminina de handebol e a masculina de vôlei. Também já tem atletas de ginástica, vela, natação, saltos ornamentais, atletismo, tiro esportivo, tênis de mesa, triatlo, pentatlo moderno, esgrima, canoagem, remo, ciclismo, hipismo, pentatlo, taekwondo, boxe, maratona e maratona aquática confirmados.

O Brasil contará com bases de acomodação e treinamento exclusivas em Londres. A principal delas é o Centro de Treinamento Crystal Palace. Além dele e da Vila dos Atletas, a delegação contará com mais seis bases de apoio.

Serão hotéis próximos aos locais de competição de judô, taekwondo, boxe, lutas, triatlo, maratona aquática, vôlei de praia e vela. Já a escola St. Pauls Way Trust servirá de base para treinamento exclusivo das equipes de vôlei do Brasil.

Jogos Olímpicos de Londres-2012: Brasil tem 168 atletas garantidos