Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Ter18062019

Entrar emCONTATO

Back Destaques Notícias em Destaque Fernando Henrique Cardoso na Academia Brasileira de Letras

Fernando Henrique Cardoso na Academia Brasileira de Letras

Fernando Henrique Cardoso na Academia Brasileira de LetrasNa última quinta-feira, 27 de junho, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito como novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), na qual ocupará a cadeira de número 36, que até então pertencia ao escritor João de Scantimburgo, falecido no último mês de março.

De acordo com a ABL, a votação contou com a participação de 39 acadêmicos, sendo que 34 deles votaram a favor de FHC, que governou o país em dois períodos consecutivos (1995-1998 e 1999-2002).

Desta forma, FHC se torna o terceiro ex-presidente eleito para ocupar um assento entre os "imortais" da ABL, assim como ocorreu com Getulio Vargas e José Sarney, que ocupa o assento de número 38 desde 1980.

O presidente da ABL, Marcos Vinícius Villaça, afirmou que "esta eleição é um ato de respeito da academia à inteligência brasileira" e avaliou "a grande obra de Fernando Henrique Cardoso como sociólogo e cientista".

O ex-presidente, de 82 anos, estudou sociologia na Universidade de São Paulo (USP), da qual é professor emérito, e desenvolveu uma intensa carreira acadêmica com a publicação de dezenas de obras sobre o desenvolvimento social e econômico, além das relações internacionais.


Fernando Henrique Cardoso na Academia Brasileira de Letras