Portal de Paulinia | O seu Jornal on-line

Dom23112014

Entrar emCONTATO

Back Colunistas Cultura Alunos de teatro estreiam Morte e Vida Severina

Alunos de teatro estreiam Morte e Vida Severina

Morte e Vida SeverinaMorte e Vida Severina, obra prima de João Cabral de Melo Neto é uma montagem de estreia dos alunos do Curso Livre do Departamento de Teatro da Secretaria de Cultura de Paulínia e apresentado no Theatro Municipal.
Considerado o mais belo poema dramático da literatura contemporânea, segundo declarações do diretor Benê Silva, o poema expressa todo um sentimento marcado por uma época em que os intelectuais europeus e latino-americanos, estavam mais preocupados em discutir as mazelas da sociedade.

O regionalismo de João Cabral de Melo em Vida Severina,é carregado de um lirismo seco,versos contundentes e personagens desenhados por uma forte carga de emoção.Em cena,o texto é denso,os personagens expressam a busca  de conhecimento de si mesmos. É a própria condição desumana no universo de uma sociedade individualista.

Severino não é apenas mais um retirante nordestino que deixa o sertão rumo ao litoral em busca de trabalho. O que ele procura é uma melhor expectativa de vida, e se recusa a  curvar-se e morrer tão cedo. A esperança que o move é a esperança de vida. Entretanto, na sua trajetória, ele só vai se deparando com a morte.

Cansado de sua longa jornada, pensa em interromper a própria vida, mas o encontro com a primeira réstia de vida, numa criança franzina nascida de sete meses num casebre do mangue, justifica-lhe o sentido e o faz repensar sobre a beleza de viver.

Para os críticos da RMC (Região Metropolitana de Campinas),o repertório teatral do diretor Benê Silva, repete em cada montagem o desinteresse pela novidade, por se tratar de montagens “chapa branca”.
O espetáculo apesar de morno, revela novos talentos  e vale destacar a performance de Denircia Rodrigues Santos, o momento de mais impacto do espetáculo.

 

Sobre Raimundo Lonato Raimundo Lonato - Cultura

Paulinense, jornalista e escritor.
Raimundo Lonato publica semanalmente artigos de Cultura no Portal de Paulí­nia.

Envie suas dúvidas para nosso colunista: no e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Uma coluna especial, que abordará a cultura de uma forma ampla na cidade e região.

Alunos de teatro estreiam Morte e Vida Severina